sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Smart o minicarro dos meus sonhos...

Ele é pequeno e parece um carro de brinquedo.
O fortwo tem somente 2,7 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,54 m de altura. É um metro menor que carros como o Fiat Mille e o Ford Ka. 
Ele pesa apenas 750kg.
Para quem gosta de chamar atenção, esse carrinho é uma vitrine ambulante.
Todo mundo olha para esse carro quando ele circula na rua.

E como criança ainda sou, queria muitoooooooooo!
Estou falando do  Smart Fortwo que se escreve assim mesmo com todas as letras minúsculas.
O fortwo, que é um modelo de porte micro da Smart, faz 15 km/l na cidade e 24 km/l na estrada. 
A capacidade do tanque é de 33 litros mais 5 litros da reserva. 
 Seu nome representa sua lotação, For-Two, Para-Dois.
Isso acontece também em outro carro da marca Smart, For-Four, Para-Quatro.
Dizem por ai que ele é o carro mais popular dos ricos.


O acabamento interno é bem feito e tem charme graças às circunferências do relógio e do conta-giros e ao painel forrado de tecido, mas nada que surpreenda. Feio mesmo no interior do carro somente o quebra-sol, feito com material plástico bem simples. No porta-malas, cabe bagagem para duas pessoas, ou seja, duas malas ou duas bolsas de mulher, daquelas que levam metade da casa dentro. Também prático, é dividido em duas partes pequenas.

Achada uma posição adequada e girada a chave (que fica entre os bancos), é hora de enfrentar o congestionamento da capital paulista. Nos primeiros metros, o câmbio automatizado de cinco marchas já mostra ser o seu “calcanhar de Aquiles”. Na troca das marchas é possível sentir a demora de resposta. O corpo chega a dar um “tranquinho”. Pode esperar uma torcida de nariz do passageiro. Como na maioria dos câmbios automatizados, o melhor é deixar na opção automática, mais suave e rápida nas trocas.



Trunfo
O grande trunfo do fortwo e que, juntamente com o design, justifica sua aquisição por cerca de R$ 60 mil – com redução de IPI - é o sistema de segurança. Por se tratar de um carro pequeno, com tração traseira, distância entreeixos curta e centro de gravidade alto, o carro mereceu uma dedicada atenção da equipe de engenharia. No crash-test europeu EuroNCAP, o fortwo ganhou quatro das cinco estrelas que classificam o quesito proteção aos passageiros.

O supercompacto possui uma estrutura reforçada que conta com 4 airbags, crash boxes, roda como amortecedor, coluna deformável, bancos de segurança, entre outros. Além dos sistemas ativos ESP, ABS e BAS 




Outro aspecto negativo é a suspensão, dura ao se tratar das ruas de São Paulo. Ao passar pelas irregularidades do asfalto, seja emendas, buracos, tampas de boeiro mal colocadas, entre outros obstáculos, o veículo balança bastante. Nas curvas, o carro é bem estável, até porque, conta com um completo sistema eletrônico de segurança. 

O freio também chama a atenção pela forma como o pé fica posicionado: para fazer frenagens mais bruscas é preciso levantar um pouco o calcanhar do piso. Mas é questão de hábito, logo o motorista pega o jeito. 
O carro é pequenininho, micro. Leva apenas motorista e passageiro em seus 2,695 metros de comprimento, o menor carro vendido oficialmente no Brasil. O motor, adequado: 1.0 turbo de 84 cv de potência. E dá para levar 220 litros de bagagem, um pouco menos que o de um Peugeot 206 (245 l).


O que está por trás do nome?
O nome "smart" veio de uma combinação de Swatch, Mercedes e a palavra "art" (arte). A empresa também comercializa os carros com a marca e nome do modelo em caixa baixa para enfatizar seu tamanho pequeno.
Preço na europa: 11.600 dólares.

. Fabricado na França o carro chega ao Brasil nas versões Coupé e Cabriolet além do esportivo Brabus e o ecológico mhd.




O amarelinho é o meu preferido porque adoro a cor amarela!

Detalhes do mini carro:

1- Ele roda 23 km com um litro de gasolina ( seu consumo de gasolina faz donos de populares 1.O flex lamentarem por seus carros ultrapassados.
2- É ágil no trânsito
3- Cabe em qualquer vaga
4-Acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, de acordo com a fábrica
5-  Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 145 km/h para segurança do motorista (o fortwo pode ficar instável em altas velocidades). Em trânsito urbano, o fortwo chega a relatados 15,6 km/l, enquanto em tráfego em estradas atinge a marca ainda mais impressionante de 24,4 km/l.
6-O carrinho traz o sistema Stop/Start, que desliga o motor quando o carro circula a menos de 8 km/h até parar, e volta a ligá-lo assim que o pedal do freio é aliviado. Em outras palavras, é como se fosse um híbrido movido a gasolina e por embalo.








    É preciso se acostumar com o fato do vidro traseiro estar logo atrás de sua cabeça. Muda-se toda noção de espaço. Carros que vêm atrás de você se aproximam tanto que a impressão é que todo mundo lhe pressiona para andar mais rápido no trânsito. Contudo, a suspensão do Fortwo ainda não está devidamente adequada ao castigado asfalto brasileiro. Qualquer buraco e o amortecedor demonstra trabalhar no limite de seu curso, batendo seco. Assusta ainda mais levando em conta o tamanho diminuto das rodas aro 15” calçadas nos frágeis pneus 155/60 na frente e 174/55 na traseira. Mais uma coisa para se acostumar: o carro não vem com estepe. Em seu lugar uma máquina infladora enche o pneu e reveste sua parte interna com uma substância tapa-furos.
    Carro caro, acabamento simples
    .
    . Ainda bem que os donos do Fortwo geralmente têm outro carro (maior) na garagem.
    Eu quero um!

    Informações sobre o carrinho lindo que eu amo!

    • Preços
    • R$ 49.900 - R$ 61.200
    • Capacidade
    • 2 lugares
    • País
    • França



    Modelos novos
    versãoanocombustívelpreço
    MHD 1.0 12V 2P AUTOMATIZADO SEQ.2011GASOLINAR$ 49.900
    PASSION 1.0 12V 2P AUTOMATIZADO SEQ.2010GASOLINAR$ 61.200





    Não disponíveis no Brasil, o smart roadster e o forfour, um veículo mais convencional, com quatro lugares, são parte da linha da fábrica. As vendas decepcionantes encerraram a linha forfour em 2005, mas a Smart ainda vende forfours nos Estados Unidos. Os planos para um smart SUV (o formore, um utilitário esportivo) indicavam que o pequeno 4 x 4 seria produzido no Brasil na fábrica da DaimlerChrysler em Juiz de Fora (MG), com metade de todos os formores fabricados destinados ao mercado dos EUA. Mas tais planos foram cancelados pela empresa alemã.

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